Monday, April 29, 2024
More

    150 anos da Imigração Italiana no Brasil é tema de música

    ROSA AVILLA lança LIMATOLA BELLA

    150 anos de imigração italiana no Brasil é tema de canção de cantora, compositora e filha de italianos, em parceria com o pianista e compositor David Pasqua

    O dia 21 de fevereiro marca os 150 anos de imigração italiana no Brasil, e na mesma data, a cantora e compositora ítalo-brasileira Rosa Avilla lançará nas plataformas digitais o single Limatola Bella.

    150 anos da Imigração Italiana no Brasil é tema de música
    Crédito: Divulgação

    A composição, feita em parceria com o pianista, compositor e também ítalo-brasileiro David Pasqua, é uma homenagem a todo esse contingente e suas famílias, que fizeram de São Paulo e de tantos municípios brasileiros, centros de cultura italiana no exterior.

    A gravação traz instrumentos que fizeram parte da canção napolitana, tão cultuada pelos antepassados imigrantes, como o acordeom e o bandolim.

    Para isso, Rosa Avilla (voz) e David Pasqua (piano), estão ao lado dos músicos Toninho Ferragutti (acordeom), Ney Marques (violão e bandolim), e ainda de Edson Ghilardi (bateria) e Vinicius Almeida (baixo).

    Filha de italianos, Rosa Avilla afirma que Limatola Bella “é uma declaração de amor às suas raízes de um jeito bem brasileiro!”.

    Com um recitativo no início, também muito próprio do italianismo e das óperas, evoca a saudade e conta que, através da música, o imigrante pôde retornar à sua cidade-natal,

    onde a cantora tem um show agendado em maio de 2024, durante uma breve temporada na Itália. Além de cantora e compositora, Rosa Avilla é médica atuante.

    150 anos da Imigração Italiana no Brasil é tema de música
    Crédito: Andrea Camargo

    Sua vocação para a música nasceu precocemente, por volta dos nove anos de idade e foi lapidada por conservatórios e professores de música erudita e popular. Na adolescência, apesar de convites, optou pela carreira na medicina, que a absorveu por anos a fio e a manteve afastada das apresentações.

    Mais recentemente, a música chamou-a de volta e hoje ambas as carreiras caminham paralela e harmoniosamente. Artista multifacetada, contabiliza três álbuns, vários singles, além de um projeto social e autoral infantil. Seu álbum de estreia é de canções italianas autorais.

    FICHA TÉCNICA:

    Composição: Rosa Avilla e David Pasqua

    Voz: Rosa Avilla

    Piano e arranjos: David Pasqua

    Acordeom: Toninho Ferragutti

    Violão e bandolim: Ney Marques

    Baixo: Vinícius Almeida

    Bateria: Edson Ghilardi

    Produção: Fábrica Produções Musicais

    Mixagem e masterização: Nóbilemix

    150 anos da Imigração Italiana no Brasil é tema de música
    Crédito: Divulgação

    fonte: Débora Venturini Assessoria de Comunicação

    Veja mais em: Experiências sensoriais na cena gastronômica de Washington

    Veja mais vídeo:                      DJ Mau Mau @ 30 anos de carreira parte#1

    Veja também:                      Pianista de Dionne Warwick produz disco no Brasil

    Siga Yuri Mine no Instagram:                      Yuri Mine

    Other Articles

    spot_img
    spot_imgspot_img